Cadeirinha de Carro 2024: Confira as Leis Atualizadas

Tem bebê ou criança pequena? A cadeirinha de carro 2024, nesse caso, é um item indispensável, seja nas viagens ou passeios curtos. Por isso, hoje vamos entender mais sobre o dispositivo e o que a lei diz sobre seu uso; confira!

Criança em um bebê conforto
Fonte: Shutterstock

Cadeirinha de carro 2024

Se você é pai de crianças de 0 a 7 anos, e tem um veículo, sabe da importância do uso correto da cadeirinha de carro. A princípio, o dispositivo serve para acomodar os pequenos com conforto e segurança.

Cadeirinha de Carro
Fonte: Shutterstock

Atualmente, a lei prevê a obrigatoriedade da cadeirinha para o transporte de bebês e uma outra cadeirinha para crianças com idade até 7 anos. Mas como escolher o tipo correto para cada idade?

Hoje nós vamos tirar todas as dúvidas que você possa ter a respeito da cadeirinha de bebê para carro! Mas primeiro, entenda mais sobre a lei.

Criança em um bebê conforto
Fonte: Reprodução (Volvo)

O que diz a lei?

Em primeiro lugar, a Lei da Cadeirinha, regulamentada pela Resolução nº 819/2021 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), determina que as crianças menores de dez anos devem ser transportadas nos bancos traseiros dos veículos usando individualmente cinto de segurança.

Logo, até os sete anos e meio, elas devem utilizar o equipamento de retenção adequado (bebê conforto, cadeirinha ou assento de elevação).

Mãe olhando no banco traseiro para a filha que está em uma Cadeirinha de Carro
Fonte: Shutterstock

Nesse sentido, a lei estabelece as seguintes regras para o uso da cadeirinha e bebê conforto:

  • Até um ano: bebê conforto, posicionado de costas para o movimento do veículo;
  • De um a quatro anos: cadeirinha, posicionada de costas ou de frente para o movimento do veículo;
  • De quatro a sete e meio anos: assento de elevação, posicionado de frente para o movimento do veículo, com o cinto de segurança do veículo passando pelas duas alças do assento;
  • De sete e meio a dez anos: cinto de segurança do veículo, posicionado no banco traseiro.
Criança sentada em uma Cadeirinha de Carro
Fonte: Shutterstock

No entanto, também é estabelecido que as crianças com deficiência ou mobilidade reduzida devem ser transportadas de acordo com as orientações do fabricante do equipamento de retenção ou do médico.

http://Honda%20HR-V%202024
lançamentos

Honda HR-V 2024

Versões, Preço, Consumo e Ficha Técnica.
Conferir!
Você permanecerá no site atual

Quais os tipos de cadeirinha de carro 2024?

Antes de mais nada, é importante lembrar que existem no mercado 3 tipos de cadeiras para crianças andarem no carro:

  • O bebê conforto;
  • Cadeirinha;
  • Assento de elevação.

Bebê conforto

A princípio, o bebê conforto é para o uso exclusivo de bebês de 0 até um ano de idade, ou crianças com peso de até 13 kg. Vale ressaltar que o limite máximo de peso é definido pelo fabricante do produto.

Bebê em um bebê confrto
Fonte: Freepik

Nesse tipo de cadeirinha, o bebê fica inclinado para trás com o item virado de frente para o banco traseiro.

Além disso, esse tipo de dispositivo costuma ter uma alça, para que os pais possam carregar a cadeira com o bebê para fora do automóvel.

Cadeirinha de carro

Enquanto isso,  a cadeirinha de carro 2024 é indicada para crianças de 1 até 4 anos, e com peso entre 9 kg e 18 kg. Aqui, a criança fica sentada de frente para o banco dianteiro, olhando para a mesma direção que os pais.

Criança em uma Cadeirinha de Carro
Fonte: Shutterstock

Assento de elevação

Por último, temos o assento de elevação; este precisa ser usado por crianças com idade entre 4 e 7 anos e meio, ou então crianças com até 1,45 m de altura, com peso entre 15 e 36 kg.

Mãe colocando filha em um assento de elevação
Fonte: Reprodução (Agência Brasil)

Com ela, a criança fica sentada, normalmente, só que mais alto, de forma que o cinto de segurança esteja posicionado no local correto (peito), proporcionando maior segurança e conforto.

Como escolher uma cadeirinha?

A seguir, confira algumas dicas para escolher a melhor cadeirinha de carro 2024 para a sua criança:

  • Considere o peso e a altura da criança. Os equipamentos são classificados de acordo com o peso e a altura da criança. Escolha o equipamento que for adequado para o tamanho da sua criança;
  • Leia atentamente as instruções do fabricante. Os fabricantes fornecem instruções detalhadas sobre como instalar e usar o equipamento de retenção. Leia atentamente as instruções antes de usar o equipamento;
Bebeê em um bebê conforto
Fonte: Shutterstock
  • Faça o teste de segurança. Depois de instalar o equipamento, faça o teste de segurança. Coloque a criança no equipamento e verifique se ela está confortável e segura.

Por fim, lembramos que o uso da cadeirinha e bebê conforto é uma medida essencial para proteger as crianças em caso de acidente de trânsito.

Os equipamentos ajudam a reduzir o risco de ferimentos graves ou morte em até 70%.

Assim sendo, continue acompanhando a Carros de 2024 para mais dicas e orientações!

 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.6 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Kawane Licheski
Formada em Administração de Empresas e estudante de Jornalismo. Há 2 anos fez da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão, especialmente no nicho automotivo.