Especialistas estimam que a redução dos impostos sobre carros elétricos não deve ocorrer como esperado. Por outro lado, os veículos a combustão deverão ter uma carga tributária menor; confira!
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Os impostos sobre carros elétricos vão subir?
Parece que os interessados em carros elétricos vão precisar lidar com o aumento nos impostos. Com a Reforma Tributária, a carga de impostos sobre muitos produtos industriais deve cair para 26,5% (alíquota padrão estimada pelo governo).
No entanto, ainda há incertezas em relação aos automóveis. A cobrança do chamado Imposto Seletivo, um tributo usado para reduzir o consumo de itens nocivos à saúde e ao meio ambiente.
Porém, agora, via incluir veículos elétricos, impactando o total de tributos cobrados e o preço final dos carros.
A princípio, as montadoras esperam que os carros a combustão, assim como os elétricos, fiquem isentos de taxas, já que isso iria contra a ideia de reduzir as emissões de carbono.
Especialistas acreditam que os impostos sobre os veículos elétricos permaneçam em 30%, podendo até aumentar para 34%. Em outras palavras, os impostos sobre carros elétricos vão ficar mais altos!
Com isso, várias fabricantes se adiantaram ao novo aumento do imposto. Um exemplo é a chinesa BYD, que em maio trouxe um navio cargueiro com mais de 5,5 mil carros para reforçar seu estoque.
Os modelos que já estão no Brasil não serão afetados pelo novo reajuste. No entanto, é importante lembrar que a decisão de repassar o imposto integral ao consumidor é da própria fabricante.
Na retomada da cobrança em janeiro, muitas marcas mantiveram os preços dos seus carros híbridos e elétricos para evitar aumentos.
Vai ter cobrança antecipada nos impostos sobre carros elétricos?
Entre os carros importados, o Ford Territory movido a combustão e o elétrico Dolphin da chinesa BYD foram os mais populares.
Para os elétricos, os impostos são, em média, de 30%. Segundo a Anfavea, os tributos sobre os veículos a combustão incluem IPI, PIS/Cofins e ICMS, variando entre 24,7% e 32,3%, conforme a potência do motor.
Dessa forma, a Anfavea solicitou ao governo que antecipe a implementação dos impostos sobre carros elétricos de 35% para este ano, justificando que o aumento de 11% nas importações no semestre está prejudicando a produção nacional.
Enquanto isso, as exportações caíram mais de 28% neste ano. Segundo a Anfavea, essa medida é necessária para proteger os investimentos na indústria nacional, que somam R$ 130 bilhões até 2030.
A Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) ainda não calculou como os impostos sobre esses veículos serão afetados pela Reforma Tributária, considerando a antecipação do Imposto de Importação e a cobrança de Imposto Seletivo.
No mercado, estima-se que os tributos sobre veículos elétricos se mantenham nos atuais 30% ou aumentem para até 34%, dependendo da alíquota do Imposto Seletivo.
Vai ser o fim do imposto em cascata?
Segundo o professor Antônio Jorge Martins, da FGV, a incerteza sobre os impostos dos veículos após a reforma inclui a possibilidade de uma alíquota de 35% para carros elétricos importados.
Assim, ele acredita que essa é uma indicação negativa.
Tabela de impostos sobre carros elétricos
Agora que você já sabe os detalhes em relação aos impostos sobre carros elétricos, confira a tabela com as novas alíquotas:
Janeiro de 2024 | Julho de 2024 | Julho de 2025 | Julho de 2026 | |
Híbridos | 12% | 25% | 30% | 35% |
Híbridos plug-in | 12% | 20% | 28% | 35% |
Elétricos | 10% | 18% | 25% | 35% |
Fonte: Mdic
Você estava pensando em comprar um elétrico? Conte para nós se você ainda pensa nessa hipótese agora que os carros elétricos vão pagar imposto mais caro.
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