O que é DRL no Automóvel? Descubra Modelos e Vantagens

Você sabe o que é o DRL no automóvel? Se você não faz ideia do que é esse tipo de luz do carro, mas ficou curioso, vem que nós vamos te contar os principais detalhes sobre o acessório!

drl em um Audi branco
Fonte: Audi

O que é o DRL no automóvel?

Em primeiro lugar, DRL no automóvel (Daytime Running Lights) significa “luz de rodagem diurna“. Nesse sentido, ela é uma luz que fica ligada no carro durante o dia para aumentar a visibilidade do veículo.

Apesar do uso das luzes de rodagem diurna não ser obrigatório em todos os países, essa prática tem se tornado cada vez mais comum, especialmente por conta dos benefícios que oferece.

Mas não se engane! No Brasil, trafegar sem adotar o uso dos faróis em rodovias em período diurno, é infração média.

Ou seja, os motoristas flagrados poderão receber multa e até acumular quatro pontos na carteira.

Portanto, quem não tem DRL no automóvel deve usar o farol baixo ou acender o farolete.

Seja como for, é importante conhecer as regras e recomendações locais e adotar o uso dos Daytime Running Lights como uma medida de segurança para si e para os outros motoristas.

Para que serve o DRL afinal?

Em primeiro lugar, a principal função do DRL no automóvel é aumentar a visibilidade do veículo durante o dia.

drl em um automóvel Honda
Fonte: Honda

Com as luzes acesas, fica mais fácil para os condutores e pedestres notarem a presença de um veículo, especialmente em condições de baixa luminosidade, como dias nublados ou chuvosos.

Além disso, o uso dos DRL ajuda a prolongar a vida útil das lâmpadas dos faróis. Logo, reduz os custos de manutenção do veículo, já que as luzes de rodagem diurna costumam ser compostas de lâmpadas de menor potência.

Então, usar as luzes de rodagem diurna no lugar dos faróis principais no período diurno dia evita o desgaste prematuro das lâmpadas dos faróis.

http://Automóvel%20Volkswagen%20branco
tabela fipe

Qual Carro Desvaloriza Menos?

Marcas e Modelos.
Conferir!
Você permanecerá no site atual

Qual a importância do DRL para o carro e motorista?

Similarmente, a importância do DRL no automóvel diz respeito à segurança no trânsito!

De acordo com estudos, o uso do acessório é capaz de reduzir o número de acidentes, elevando ainda mais a importância desse sistema de iluminação.

drl em um automóvel Honda
Fonte: Honda

Contudo, vale ressaltar que existem diferentes tipos de DRL, desde os mais simples, feitos com lâmpadas de Light Emitting Diode (LED), até os mais sofisticados, que utilizam tecnologia de iluminação automotiva avançada.

Qual a diferença entre o DRL e a Luz de Posição?

Antes de mais nada, a luz de rodagem diurna é destinada apenas para uso em condições de luz natural.

Nesse sentido, quando o automóvel estiver trafegando em dias de baixa iluminação ou em outras condições climáticas, é preciso utilizar os demais recursos do sistema de iluminação.

Enquanto isso, as luzes de posição são acionadas pelo próprio motorista. Elas também têm a função de tornar o veículo mais visível.

No entanto, como emitem menor intensidade de luz, quase não são notadas quando utilizadas durante o dia. Por isso, não podem substituir os faróis em circunstância alguma, quanto mais o DRL.

O DRL no automóvel substitui o farol baixo?

De acordo com a Lei nº 13.290/2016, todos os veículos devem transitar em rodovias estaduais e federais com o farol baixo ligado durante o dia e à noite.

Dessa forma, muitos motoristas começaram a se questionar se as luzes diurnas de LED substituem o uso do farol baixo.

drl em um automóvel Volkswagen
Fonte: Volkswagen

Pois saiba que sim! Isso porque elas são regulamentadas como “faróis de rodagem diurna”, e por isso o Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) acrescentou a luz diurna DRL na lei.

Durante a noite, contudo, deve ser utilizado o farol normal.

Esperamos que todas as suas dúvidas sobre o DRL no automóvel tenham sido esclarecidas. Para mais dicas e conteúdos, continue de olho aqui na Carros de 2024!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Kawane Licheski
Formada em Administração de Empresas e estudante de Jornalismo. Há 2 anos fez da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão, especialmente no nicho automotivo.