Regras CNH 2024: Mudanças em cada categoria de Habilitação

As regras CNH 2024 mudaram um pouco para além da configuração de cor e de grafias do documento. Por isso, é preciso ficar de olho e entender o que continua igual e o que precisa de adaptação; confira!

Fotos de motorista
Foto: Banco de Imagens

As novas categorias da CNH

A mudança recente da CNH brasileira inseriu ”novas” categorias. Na verdade, o objetivo é adequar-se ao padrão internacional. Nesse sentido, as carteiras atualizadas podem trazer os seguintes códigos:

  • ACC, A, A1, B, B1, C, C1, D, D1, BE, CE, C1E, DE e D1E
Fotos das Regras CNH 2024
Foto: Reprodução

Além disso, o novo design da CNH traz alguns ícones gráficos à frente da subcategoria, apresentando desenhos diversos de tipos de veículos. Isso acontece porque o padrão internacional conta com diferentes divisões em comparação com o Brasil.

Logo, a carteira A pode ter diferenças ao chegar em um país como Portugal, por exemplo. Com a nova configuração, a autoridade policial ou fiscalizatória pode entender melhor a permissão do motorista em caso de abordagem.

Na prática dentro do Brasil, tanto de fiscalização quanto para tirar a CNH, não mudaram as categorias tradicionais da CNH. Por isso, o que vale de anos atrás continua de uma maneira bem parecida.

obrigatório

Licenciamento 2024

Consultar, Pagar e Emitir CRLV-e.
Conferir
Você permanecerá no site atual

As categorias e regras CNH 2024

Veja as categorias e permissões com todas as regras CNH 2024:

1. Categoria ACC

Por mais que não faça parte da CNH e seja um documento à parte, a Autorização para Condução de Ciclomotores é válida para dirigir ciclomotores, os veículos até 50 cilindradas.

2. Categoria A

A categoria A nas regras CNH 2024 permite a condução de veículos de duas ou três rodas, como motos e triciclos.

3. Categoria B

A categoria B é a mais tradicional que vale para pilotar a maior parte dos carros à venda no mercado brasileiro. Além disso, fazem parte outros veículos como picape, utilitário e van.

4. Categoria C

As regras da categoria C permitem a condução dos veículos do tipo B expandidos para até 3.500kg e o máximo de 8 lugares. Nesse sentido, enquadram-se caminhonetes, caminhões e vans de carga.

Foto de um caminhão
Foto: Banco de Imagens

5. Categoria D

A categoria D permite o transporte de mais passageiros e com carga até 6.000kg. Nesse sentido, enquadram-se ônibus, micro-ônibus e vans de passageiros.

6. Categoria E

A categoria E, por sua vez, permite a condução de veículos acima das 6.000kg, incluindo automóveis traçando trailers, ônibus articulado e ônibus puxando ônibus.


Como tirar CNH em 2024?

Para dar início ao processo de tirar a CNH em 2024, o cidadão precisa reunir os documentos como CPF e carteira de identidade. Cada estado pode ter diferentes padrões, mas basicamente, o primeiro passo é realizar o exame médico e psicotécnico.

Geralmente, o preço varia de acordo com a clínica escolhida, mas fica em torno de 100 a 150 reais. Após ser aprovado, o cidadão deve começar o CFC, o Centro de Formação de Condutores, o que pode ficar a cargo da pessoa.

Nesse sentido, o preço final vai depender de muitos fatores, como o tipo de carteira e a cidade do país. Além disso, o número de aulas costuma ser o mesmo nesta parte. Após encerrar o curso, realiza o exame teórico junto ao Detran.

Após a aprovação no exame teórico, o aspirante à motorista precisa realizar as aulas práticas no veículo da carteira. Se for um carro popular, por exemplo, são 20 horas de aulas práticas, e o preço também depende do número de aulas e da região do Brasil.

Foto das novas Regras CNH 2024
Foto: Banco de Imagens

O passo final para tirar carteira é a prova prática, o famoso exame da autoescola. Após a aprovação, o motorista recebe em alguns dias a Permissão Para Dirigir que dura por um ano até a entrega da CNH Definitiva.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.3 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Marcos Fonseca
O Redator é especialista no universo automotivo, já é produtor de conteúdo online desde 2017 com foco na área de notícias relacionadas carros e motos. Com o seu conhecimento e experiência, traz para o portal Carros 2024, artigos atualizados e confiáveis sobre o mundo automobilístico.