CNH Categoria A 2024: Regras e Veículos Permitidos

CNH Categoria A 2024 é uma das mais populares no Brasil, visto que permite a condução das motocicletas em todo o território nacional. Por isso, nós trazemos mais detalhes sobre a habilitação; confira!

Foto de um motorista de moto
Foto: Banco de Imagens

Novas regras para carteira A

O CTB Brasileiro, o Código responsável pelas leis de trânsito, traz a definição completa sobre as regras relativas à Categoria A da CNH. O texto da legislação diz o seguinte:

Categoria A – condutor de veículo motorizado de duas ou três rodas, com ou sem carro lateral.

Popularmente, enquanto a Categoria B da CNH é conhecida pela pilotagem de carros, a Categoria A é comumente associada à condução de motos. Porém, para além disso, enquadram-se também os ciclomotores e os triciclos.

Foto de uma CNH nova
Foto: Divulgação

Veículos permitidos para a Categoria A da CNH

O principal veículo permitido pela Categoria A são as motos, independentemente das cilindradas. Isso porque a habilitação permite a condução de motos simples como a Honda CG 160 ou de gigantes como as versões da Harley-Davidson mais modernas.

Além disso, também enquadram-se os triciclos, independentemente das cilindradas dos veículos. Em relação aos cliclomotores, a categoria A da CNH permite a condução do veículo. O que não pode é dirigir as cinquentinhas sem a ACC ou motos com a ACC.

http://novas-regras-pontos-carteira-de-habilitacao
imposto

IPVA 2024

Veja todas as informações do ano para todos os estados!
Conferir
Você permanecerá no site atual

E as novas categorias na CNH 2024?

A CNH 2024 passou por mudanças, sobretudo no design e nos grafismos. Além disso, foram adicionadas outras subcategorias como a A1. Porém, é apenas para seguir o padrão internacional, e não muda praticamente nada internamente.

Foto da nova CNH 2024
Foto: Divulgação

Como tirar a CNH Categoria A 2024?

O processo para tirar a CNH Categoria A é bem parecido com a Categoria B de carros. Nesse sentido, a caminhada para a primeira habilitação começa com a entrega dos documentos de identidade no Detran ou no órgão responsável. O processo também pode ser feito diretamente na autoescola.

Em um primeiro momento, o cidadão precisa realizar o exame médico e psicotécnico em uma clínica especializada autorizada pelo departamento de trânsito. Após aprovado, pode dar o início do Curso de Formação em uma autoescola autorizada.

Nesse sentido, será preciso cumprir uma carga horária de 45 horas de aula, realizando na sequência a prova escrita do Detran. O próximo passo após a aprovação é a realização de 20 horas de aulas práticas.

Foto de autoescola
Foto: Divulgação

Por fim, o cidadão realiza a prova prática em uma autopista, onde também são feitas as aulas práticas. Após a aprovação, recebe a CNH Provisória e aguarda por um ano até a CNH Definitiva.

Qual o preço para tirar a CNH Categoria A?

O preço para tirar a carteira depende inicialmente da região do Brasil. No geral, os custos são bem próximos da categoria de carros, encontrando uma média de 2 a 3 mil reais no Brasil.

Além disso, o preço final também vai depender do percurso do condutor durante o processo, visto que cada reprovação adiciona um novo pagamento, bem como mais aulas que também são pagas.

Como adicionar a Categoria A na Categoria B?

O CTB permite que os motoristas brasileiros tirem a primeira habilitação com as duas categorias: A e B, saindo do curso apto para dirigir carros e motos. Porém, também há a possibilidade de adicionar a categoria A após já ter a Categoria B.

Para isso, precisa estar com o curso CFC no tempo válido, precisando então fazer o curso prático na autopista e cumprir as 20 horas de aula, bem como passar no exame.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Marcos Fonseca
O Redator é especialista no universo automotivo, já é produtor de conteúdo online desde 2017 com foco na área de notícias relacionadas carros e motos. Com o seu conhecimento e experiência, traz para o portal Carros 2024, artigos atualizados e confiáveis sobre o mundo automobilístico.