A nova CNH Categoria B 2024 traz uma atualização gráfica e de elementos, porém ainda carrega regras de outros anos. Por isso, veja tudo sobre a legislação e os veículos permitidos para os condutores habilitados pelo tipo B.
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As regras da CNH Categoria B 2024
O Código de Trânsito Brasileiro, por meio do Art. 143, traz as definições sobre cada categoria da CNH, a Carteira Nacional de Habilitação. Veja o texto relativo à categoria B atualizado:
Categoria B – condutor de veículo motorizado, não abrangido pela categoria A, cujo peso bruto total não exceda a três mil e quinhentos quilogramas e cuja lotação não exceda a oito lugares, excluído o do motorista;
Popularmente, a CNH Categoria B 2024 é responsável pela condução de carros. Isso porque as delimitações de peso abraçam a maior parte dos veículos de passeio em trânsito no território brasileiro.
Veículos permitidos para a Categoria B da CNH
De acordo com a legislação, a delimitação para a permissão da categoria B está no peso do veículo. Nesse sentido, até as 3,5 toneladas enquadram-se em quase sua totalidade os carros de passeio à venda no Brasil.
Assim, modelos SUV, hatch e sedan estão totalmente dentro da categoria B. Além disso, os quadriciclos e as vans também estão permitidos, desde que se enquadrem no limite de peso e de lugares do veículo.
Vale ressaltar que a Categoria B não permite a condução de motocicletas ou quaisquer outro veículo de duas rodas. Por mais que esses se enquadram na lista de abaixo dos 3.500kg, as motos pedem uma carteira específica, a categoria A.
E as caminhonetes?
As picapes causam dúvidas nos condutores brasileiros sobre a adequação à CNH Categoria B 2024. Nesse sentido, boa parte das caminhonetes à venda no país estão dentro dos limites da categoria B.
Porém, de fato, algumas picapes excedem o limite de 3.500kg explicitados pela CNH B, exigindo a Categoria C para a condução do veículo. Os modelos que se enquadram são a Dodge RAM 2500 e RAM 3500 e a Ford F-250.
E os reboques?
A Categoria B permite o acoplamento de reboques, carretinhas e semirreboques. Porém, o peso total de todos os veículos não pode exceder os limites de 3.500kg permitidos pela legislação.
E as subcategorias?
A nova atualização da CNH Brasileira trouxe novas subcategorias com ícones gráficos no documento. Porém, a representação funciona para a internacionalização da CNH, e não mudam na prática dentro do território nacional.
Como tirar a CNH Categoria B 2024?
Para obter a primeira habilitação, o processo é bem parecido em todos os estados, apesar de ter algumas particularidades nas provas. Em primeiro lugar, é preciso cumprir os pré-requisitos de 18 anos completos, saber ler e escrever, CPF, identidade e comprovante de residência válidos e atualizados.
A inscrição pode ser feita diretamente no Detran (ou atendimentos como o UAI e o Poupa Tempo) ou por meio de um Centro de Formação de Condutores, a famosa autoescola. O primeiro passo é a realização dos exames psicotécnicos e médico.
O curso teórico ou curso de legislação tem a duração de 45 horas de aulas, trazendo os principais conteúdos sobre o CTB. Após a conclusão, o candidato precisa realizar a prova teórica do Detran e ter pontuação igual ou superior a 21 pontos.
Após aprovado, em muitos estados, o condutor precisa passar pelo simulador, cumprindo ao menos 5 horas no equipamento. O próximo passo é o curso de prática veicular de pelo menos 20 horas de aula em via pública para os candidatos à CNH Tipo B.
Por fim, o último passo é a prova prática, em que o candidato precisa realizar determinadas tarefas e ser aprovado por uma autoridade da legislação de trânsito. Após aprovado, o candidato recebe a CNH Provisória que durará por um ano até a CNH Definitiva e poderá dirigir os carros em trânsito no Brasil.
Qual o preço da CNH Tipo B?
O preço da CNH Categoria B depende do local do país, visto que os custos da autoescola variam bastante. Porém, uma média no Brasil traz algo na faixa dos 2 a 3 mil reais para a finalização. Vale ressaltar que as desaprovações em qualquer um dos processos acrescenta mais custos, bem como as aulas extras.
Um Projeto de Lei recente proposto pela Senadora Kátia Abreu estipula a retirada da obrigatoriedade das autoescolas para parte do processo, o que reduziria os custos da categoria. Porém, ainda tramita no Congresso e não há previsão de resolução.