CNH Categoria E 2024: Regras e Veículos Permitidos

A CNH Categoria E 2024 é a permissão para a condução de praticamente todos os tipos de veículos terrestres em rodagem no Brasil. Fundamental para os profissionais de transporte de pessoas e de cargas, tem um processo importante que você precisa saber; confira agora tudo sobre a CNH E!

Foto de um motorista com CNH Categoria E 2024
Foto: Banco de Imagens

O que diz a legislação sobre a CNH Categoria E 2024?

A Categoria E da CNH é reconhecida no Brasil por permite uma condução praticamente completa de todos os veículos existentes nas estradas do Brasil, com exceção das motos caso o condutor não tenha a Categoria A; confira o texto da legislação:

Categoria E – condutor de combinação de veículos em que a unidade tratora se enquadre nas categorias B, C ou D e cuja unidade acoplada, reboque, semirreboque, trailer ou articulada tenha 6.000 kg (seis mil quilogramas) ou mais de peso bruto total, ou cuja lotação exceda a 8 (oito) lugares.

Dessa maneira, a Categoria E permite a condução dos veículos das Categorias D e Categorias C, expandindo consideravelmente as opções para praticamente todos os tipos de veículos terrestres.

Foto da CNH Categoria E 2024
Foto: Divulgação

Quais são os veículos permitidos para a CNH Categoria E 2024?

Veja as permissões concedidas para a CNH Categoria E:

1. Caminhões

A Categoria E permite a condução dos mais variados tipos de caminhões, com diferente número de eixos. Dessa maneira, as populares carretas precisam da carteira desse tipo, principalmente se for com uma grande quantidade de carga nas estradas.

http://novas-regras-pontos-carteira-de-habilitacao
imposto

IPVA 2024

Veja todas as informações do ano para todos os estados!
Conferir
Você permanecerá no site atual

2. Ônibus

A Categoria E permite a condução dos tipos de ônibus comerciais e urbanos, independentemente do número de passageiros permitidos. Assim, o condutor habilitado pode trabalhar em linhas interurbanas, inclusive em longos percursos.

Foto de um caminhão
Foto: Divulgação

3. Carros

Como também acumula os veículos das Categorias A e Categorias C, a CNH E permite a condução de todos os tipos de carro, independentemente do peso e do modelo do veículo.


A CNH Categoria E permite a condução de motos?

Não diretamente. Na verdade, a única carteira que permite a condução de motos é a Categoria A. Se em nenhum momento o condutor incluiu a formação A em sua CNH, não terá a permissão para dirigir motocicletas. Porém, se portar uma carteira AB, por exemplo, está apto para pilotar as motos.


Como tirar a CNH Categoria E 2024?

Em primeiro lugar, é preciso saber que o processo de habilitação pode variar de um estado brasileiro para o outro. No caso da Categoria E, trata-se de adição ou mudança de categoria, visto que adicionará mais permissões para a CNH.

Para solicitar a CNH E, o motorista precisa ter ao menos 21 anos de idade e pelo menos um ano com a carteria C ou D, visto que é possível mudar das duas diretamente para a Categoria E da habilitação. Além disso, não pode ter infração grave ou gravíssima e nem ser reincidente em infração média.

Foto do processo de CNH Categoria E 2024
Foto: Divulgação

O primeiro passo é dar início à mudança diretamente no Detran ou por meio de uma autoescola. Em alguns casos, pode ser exigido o exame médico, principalmente se o último estiver fora do prazo. Já o exame toxicológico é obrigatório.

Após a aprovação, é preciso cumprir o curso de pelo menos 20 horas práticas com a pilotagem do veículo para, na sequência, realizar a prova prática junto ao Detran.

O custo varia bastante, mas fica na média de 2 a 4 mil reais para todo o processo. Vale ressaltar que cada reprovação adiciona mais custos, bem como as aulas extras dentro do curso.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Marcos Fonseca
O Redator é especialista no universo automotivo, já é produtor de conteúdo online desde 2017 com foco na área de notícias relacionadas carros e motos. Com o seu conhecimento e experiência, traz para o portal Carros 2024, artigos atualizados e confiáveis sobre o mundo automobilístico.