Exame Psicotécnico 2024 do Detran: Regras e Como Passar

Se você fará o exame psicotécnico 2024 do Detran em breve, precisa conferir algumas informações essenciais para ir mais tranquilo para a clínica e começar o caminho para tirar a CNH; confira!

Foto para elucidar o exame psicotécnico
Foto: Banco de Imagens

Quais as regras do Exame Psicotécnico 2024 do Detran?

Ao longo dos últimos 2 anos, a CNH passou por diversas mudanças. Porém, alguns tópicos já conhecidos continuam como regras básicas para os condutores. Nesse sentido, o exame psicotécnico é um dos primeiros passos na jornada até sair com a CNH.

Por se administrado totalmente pelo Detran de cada estado, o processo para a realização do exame pode variar de uma região para outra. Porém, em via de regra, o cidadão pode telefonar para a clínica autorizada impressa na taxa de inscrição paga e agendar um horário.

Caso tenha contatado o serviço pelo CFC, a própria autoescola realizará a marcação do exame psicotécnico. No dia marcado, o condutor precisa comparecer presencialmente à clínica no horário correto e cumprir o exame.

No caso da primeira habilitação, o agendamento do exame psicológico (psicotécnico) e de aptidão física e mental (exame médico) costumam ser realizados no mesmo dia.


Como funciona o exame psicotécnico 2024?

A exemplo do exame toxicológico, o psicotécnico ainda gera muitas dúvidas. Na verdade, o foco do psicotécnico é medir parâmetros do candidato como atenção, calma e raciocínio lógico. Em resumo, o exame procura verificar se o cidadão reúne as condições necessárias para lidar com as situações de trânsito.

Por isso, os exercícios aplicados vão depender de cada região. Porém, no geral, as clínicas costumam lançar mão de testes de lógica com desenhos e reconhecimento de imagens, por exemplo. O objetivo é que o candidato saiba reconhecer, nomear e reproduzir formas geométricas.

Foto de um teste do exame psicotécnico
Foto: Reprodução

O exame pode pedir que o candidato desenhe linhas retas, assinale objetos de acordo com o enunciado ou descreva as imagens que vê. O raciocínio lógico é posto à prova com o reconhecimento de padrões entre imagens diferentes.

Foto de um dos testes do Exame Psicotécnico 2024 do Detran
Foto: Reprodução

Além disso, o candidato passa por um questionário de perguntas e respostas. O examinador pode fazer perguntas gerais sobre a vida do futuro motorista para captar os elementos da personalidade.

Na data do exame psicotécnico, é comum que o candidato faça o exame médico, passando pela avaliação de um especialista sobretudo para testar a capacidade visual do futuro condutor.


É possível reprovar no exame psicotécnico?

Sim, é possível reprovar no exame psicotécnico 2024. Geralmente, as reprovações são causadas por episódios de ansiedade e nervosismo. No momento da realização da prova, o profissional responsável pode notar uma situação acima do tom e não aprovar o candidato.

Nesse sentido, os resultados podem ser totalmente apto, temporariamente inapto e inapto. Independentemente do resultado, é possível repetir o exame quantas vezes for necessário dentro do limite de 12 anos.


Dicas para passar no exame psicotécnico do Detran 2024

As etapas de tirar a CNH são muito importantes, por isso, a exemplo das dicas para a prova prática, veja como passar no exame psicotécnico 2024 do Detran:

1. Conheça as Diretrizes Oficiais

Estude cuidadosamente as diretrizes oficiais fornecidas pelo Detran para o Exame Psicotécnico de 2024. Compreender as expectativas e os critérios de avaliação é o primeiro passo para uma preparação eficaz.

Foto do site do Detran
Foto: Reprodução

2. Busque Apoio Profissional

Se você sentir que precisa de orientação adicional, considerar a busca de apoio de um profissional de saúde mental ou um coach especializado em preparação para exames pode ser uma excelente estratégia. Entenda que você irá se tornar um futuro motorista.

3. Faça Simulações Online

Há recursos online que oferecem simulações do exame psicotécnico. Utilize essas ferramentas para se familiarizar com o formato do teste e treinar suas habilidades.

4. Esteja descansado no dia do exame

Certifique-se de estar bem descansado no dia do exame. Entenda que uma mente alerta e descansada é fundamental para um desempenho bem-sucedido, sobretudo para conseguir concentrar-se com firmeza.

5. Mantenha a calma

A capacidade de manter a calma em situações de pressão é essencial para o exame psicotécnico. Para isso, pratique técnicas de relaxamento e respiração para ajudar a controlar os nervos.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 22

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Marcos Fonseca
O Redator é especialista no universo automotivo, já é produtor de conteúdo online desde 2017 com foco na área de notícias relacionadas carros e motos. Com o seu conhecimento e experiência, traz para o portal Carros 2024, artigos atualizados e confiáveis sobre o mundo automobilístico.