Novo Monza: o que mudou no carro amado pelos brasileiros?

A geração do novo Monza traz diversas melhorias e inovações que prometem agradar os fãs e atrair novos consumidores. Na sequência, você confere todos os detalhes!

Novo Chevrolet Monza
Fonte: Divulgação / Monza

Guia de Conteúdo - Direto ao Ponto

Novo Monza chegou!

O novo Monza chega com um teto solar panorâmico, motor híbrido e um sistema autônomo de frenagem de emergência. Este carro, que ressuscita o famoso modelo da Chevrolet dos anos 80 e 90, promete ser um sucesso.

Inicialmente, fabricado na China, o Monza de nova geração se posiciona entre os sedãs de entrada da marca e traz uma versão completamente atualizada do modelo de 1982.

Novo Monza vermelho
Fonte: Divulgação / Chevrolet

Com um design super moderno, muita tecnologia e funcionalidades completas, o carro já está chamando a atenção do mercado automotivo.

Contudo, a grande questão é: será que o novo Monza vai chegar ao Brasil? É isso que vamos te contar neste conteúdo, junto com as principais características desse novo sedan.

Novo Monza vermelho visto de cima
Fonte: Divulgação / Chevrolet

O que mudou no Monza?

Em primeiro lugar, o Monza é uma verdadeira lenda, lembrado com carinho pelo seu sucesso nos anos 80 e 90 no Brasil.

Esse modelo da Chevrolet conquistou muitos admiradores e, mesmo depois de sair de linha, ainda tem uma legião de fãs por aqui.

Novo Monza branco grade frontal
Fonte: Divulgação / Chevrolet

Agora, mais de duas décadas após o fim da sua produção, o carro voltou com tudo em uma nova geração, fabricada na China.

Mais moderno, elegante e cheio de recursos, o novo Monza se destaca como um dos modelos de entrada da Chevrolet.

Traseira do novo Monza vermelho
Fonte: Divulgação / Chevrolet

As diferenças entre a versão atual e o clássico que marcou o cenário automotivo brasileiro são grandes, e nós vamos te mostrar todas elas; confira!

Design externo e interno

Nesse contexto, a nova geração do Monza já impressiona logo de cara, com um visual elegante, ousado e um toque esportivo.

Lateral novo Monza
Fonte: Divulgação / Chevrolet

Na frente, ele ostenta uma grade cromada em formato de X e faróis de LED alinhados, com um acabamento mais fino, tudo combinado com linhas fluidas e esportivas.

Na traseira, ele lembra um pouco o Chevrolet Onix, com uma moldura cromada no para-choque e faróis de design mais moderno.

Volante e painel novo Monza
Fonte: Divulgação / Chevrolet

Por dentro, o sedã da Chevrolet esbanja tecnologia e modernidade, com duas telas integradas de 10,25” no painel – uma para o sistema multimídia e outra para o quadro de instrumentos.

Quais as versões do novo Monza?

Até o momento, a Chevrolet anunciou quatro versões do novo Monza. São elas:

  • LS: a versão de entrada, equipada com itens básicos como ar-condicionado, volante multifuncional, travas elétricas e sistema multimídia com tela de 8”;
  • LT: essa inclui faróis de neblina, regulagem de altura no banco do motorista, sensor de estacionamento traseiro e sistema multimídia com tela de 10,1”;
  • LTZ: além das características da versão LT, ela acrescenta teto solar panorâmico, sistema de som com seis alto-falantes e volante aquecido;
  • Premier: enfim, a versão topo de linha do modelo da Chevrolet, que vem com bancos de couro, sistema de som com oito alto-falantes, frenagem autônoma de emergência e alerta de colisão frontal, entre outras funcionalidades.

Motor e desempenho do novo Monza

A princípio, o novo Monza vem com duas opções de motor: um 1.5 aspirado e um 1.3 híbrido, cada um oferecendo um desempenho diferente.

Lateral novo Monza azul
Fonte: Divulgação / Chevrolet

A versão básica, com motor 1.5 de quatro cilindros, entrega 109 cv de potência e 14,3 kgfm de torque, atingindo 100 km/h em 12,9 segundos. Esse modelo pode ser equipado com câmbio automático ou manual, ambos de seis marchas.

Enquanto isso, a versão híbrida, com motor turbo, oferece 163 cv de potência e 23,4 kgfm de torque, chegando aos 100 km/h em 9,2 segundos. Nessa configuração, o câmbio é automático com dupla embreagem e seis marchas.


Equipamentos e tecnologia

De mesmo modo, Monza chega cheio de tecnologias. Além do visual moderno, ele traz várias funcionalidades interessantes, como o volante aquecido.

Em contrapartida, os fãs da Chevrolet vão adorar o sistema multimídia completo, com uma tela de até 10,1” e um som de até oito alto-falantes na versão topo de linha.

Outras inovações tecnológicas do novo Monza incluem:

  • Alerta de colisão frontal
  • Sensores de estacionamento traseiro
  • Frenagem autônoma de emergência
  • Ar-condicionado digital de duas zonas

Similarmente, o motor híbrido é outro destaque do modelo fabricado na China. Esse tipo de veículo combina dois tipos de propulsão: um motor a combustão e outro elétrico.

Dessa forma, o modelo garante vários benefícios, como partida instantânea, menor emissão de poluentes e menos ruído.


Quanto custa o novo Monza?

Como a nova geração do Monza ainda não é vendida no Brasil, usamos o preço do mercado automotivo chinês como referência.

Novo Monza cinza visto de cima
Fonte: Divulgação / Chevrolet

Convertendo o valor de yuan para reais, a versão de entrada custa aproximadamente R$ 42,3 mil.

No entanto, é importante destacar que, se o modelo chegar ao Brasil, o preço pode ser bem diferente dessa conversão.

Para comparação, o Onix Plus, sedã de entrada da Chevrolet no Brasil, custa a partir de R$ 100.490, enquanto o Cruze tem preço inicial de R$ 149.990.

Quando o Monza será lançado no Brasil?

Por enquanto, não há previsão para a chegada do novo Monza no Brasil. Atualmente, ele é fabricado apenas na China.

O modelo atualizado começou a ser vendido na China em 2018, primeiro como sedan de entrada da Chevrolet e, depois, como sucessor do Cruze.

Porém, além do mercado chinês, o Monza também foi lançado no México, onde é chamado de Cavalier.


Ficha técnica

Por fim, confira a ficha técnica do novo Monza:

  • Motor: primeiramente, a versão básica com motor quatro cilindros 1.5, aspirado a combustão, 109 cv e 14,3 kgfm de torque / versão com motor híbrido de 48V, 1.3 turbo a combustão + motor elétrico, 163 cv e 23,4 kgfm de torque;
  • Dimensões: 4,66m de comprimento x 1,79m de largura x 1,47m de altura, com 2,64m de entre-eixos;
  • Peso: peso de 1.240 kg na versão com motor 1.5 / peso de 1.320 kg na versão com motor 1.3 híbrido;
  • Câmbio: de seis marchas manual ou embreagem dupla automático com seis marchas;
  •  Porta-malas: capacidade de 490 litros.

Fonte: Chevrolet

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Kawane Licheski
Formada em Administração de Empresas e estudante de Jornalismo. Há 2 anos fez da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão, especialmente no nicho automotivo.