IPVA Bradesco 2024: Consultar e Emitir Boleto de Pagamento

Sabia que você pode ter acesso ao IPVA Bradesco 2024, e pagar o tributo direto com a rede bancária? Se você é cliente do banco e quer mais esta facilidade, acompanhe o conteúdo e saiba os detalhes!

Logo Bradesco
Fonte: Bradesco

O que é o IPVA, afinal?

Em primeiro lugar, o IPVA é o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores.

É um imposto estadual, ou seja, somente os Estados e o Distrito Federal têm competência para instituí-lo de acordo com o art.º 155, III da Constituição Federal.

Nesse sentido, o tributo incide sobre a propriedade de veículos automotores, sejam eles de passeio, utilitários, caminhões, ônibus, motocicletas, aeronaves ou embarcações.

Vale ressaltar que a alíquota (ou seja, o percentual cobrado) é fixada por cada Estado, variando de acordo com o tipo de veículo e o ano de fabricação.

No Paraná, por exemplo, a alíquota do IPVA para veículos de passeio é de 3,5% para veículos novos e 1% para veículos usados.

Por fim, o triburo deve ser pago anualmente, conforme definido por cada Estado. O não pagamento do IPVA pode acarretar em multas, juros e até mesmo apreensão do veículo.

http://Honda%20HR-V%202024
lançamentos

Honda HR-V 2024

Versões, Preço, Consumo e Ficha Técnica.
Conferir!
Você permanecerá no site atual

Como funciona o IPVA Bradesco 2024?

A princípio, o aplicativo do Bradesco oferece o benefício de pagar uma série de taxas e de impostos, como o próprio IPVA de 2024. Nesse sentido, o cliente do banco pode pagar o tributo diretamente de sua conta no app do Banco Bradesco.

Tela do Internet Banking Bradesco
Fonte: Bradesco

A funcionalidade está disponível para alguns estados brasileiros; são eles:

Dessa forma, o proprietário do veículo não precisa ir até uma agência bancária, pois faz todo o pagamento pelo próprio app.

Como pagar o IPVA 2024 pelo app Bradesco?

Para pagar o IPVA pelo aplicativo do Bradesco, o cliente precisa logar-se na conta de usuário. Dentro do app, é preciso acessar o menu pagamentos.

Em seguida, selecionar tributos, que também terá as opções de impostos, taxas e contribuições.

Depois, é preciso selecionar o menu débitos de veículos (IPVA, DPVATLicenciamento, Multas e Taxas).

Nessa opção, é necessário preencher os números da placa e do Renavam. Então, deve-se escolher a forma de pagamento e selecionar se este será debitado na conta corrente ou na poupança.

Por fim, o cliente precisará inserir a chave de senha para confirmar a transação. O aplicativo envia uma confirmação de que o pagamento foi realizado com segurança.

Quem pode usar o aplicativo?

Antes de mais nada, o contribuinte precisa ser cliente do Banco e ter o cadastro devidamente realizado no aplicativo. Além disso, para efetuar o pagamento, é preciso ter saldo em dinheiro em alguma das contas.

Bradesco
Fonte: Bradesco

Diferentemente de outros processos como a transferência PIX, o pagamento do IPVA não possui limite de horário. Ou seja, o pagamento pode ser realizado a qualquer momento dentro do prazo.

Licenciamento anual

Além do IPVA Bradesco 2024, o cliente do banco também pode pagar a taxa de licenciamento dentro do app. Esta opção está disponível para os seguintes estados brasileiros:

  • Bahia; Minas Gerais; Rio Grande do Sul; São Paulo; e Pernambuco.

O que mais dá para pagar no aplicativo do Bradesco?

A princípio, o app do banco Bradesco oferece a inúmeras possibilidades de pagamento no que diz respeito a impostos e documentos. Nesse sentido, Darf Comum, INSS, ICMS, GPS e IPTU, junto também de outras taxas.

Documento de licenciamento obrigatório
Fonte: Reprodução (O Globo)

Além disso, o aplicativo do banco é bastante funcional para manter-se em dia com os pagamentos necessários para os cidadãos, funcionando bem também para as empresas brasileiras.

Dicas para manter seu IPVA 2024 em dia

Para te ajudar a manter seu IPVA Bradesco 2024 em dia, confira algumas dicas e orientações a seguir:

1. Esteja de olho no calendário

Todos os anos, o Detran estadual libera o calendário sobre o pagamento do IPVA com uma boa antecedência. Por isso, sempre acompanhe e planeje-se em relação às datas.

2. Veja se existem outras taxas

Além do IPVA, o proprietário precisa arcar com outros custos de seguro obrigatório e de possíveis multas e encargosPara isso, é necessário acompanhar os sites da SEFAZ de seu Estado e do Detran.

 

3. Fique de olho no licenciamento

Por fim, o pagamento do licenciamento anual obrigatório é importante para ficar em dia com a legislação e rodar de maneira tranquila em trânsito nacional. Por isso, fique de olho no cronograma.

Gostou das dicas de hoje? Então, continue de olho na Carros de 2024 e antecipesse quanto ao IPVA deste ano!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 2.5 / 5. Número de votos: 8

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Kawane Licheski
Formada em Administração de Empresas e estudante de Jornalismo. Há 2 anos fez da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão, especialmente no nicho automotivo.